domingo, fevereiro 10, 2008

Homossexual ou Gay?

Olá! Olá!!

Então, como disse meu amigo Leo Carioca, foi um balde de água fria. Apesar de não ter esfriado tanto assim o meu contato com ele. Não consegui! Só passei o feriadão de carnaval sem contato com ele. E digo que não esfriou porque, no dia seguinte ao relato da parte obscura da vida dele... num e-mail mencionei que já tinha batido uma virtualmente com um cara. Para minha surpresa ele respondeu o e-mail com um anexo. Quando abri...nossa! quase tive um troço! Ele mandou um vídeo dele batendo uma! Ahhhhh! Isso já é judiar, pisar, massacrar, né não? hehehehe Será que foi... ciúmes? kkk Paranóia minha, né? rsrsrs



Enfim, vamos ao assunto de hoje.


Há alguns dias, conversando com um amigo pelo msn, ele me repreendeu quando referi a mim mesmo como gay. Confesso que é estranho eu dizer isto, pois ainda estou em processo de auto-aceitação. E, ao seu ver, gay é o termo mais apropriado, digamos, para os efeminados e, talvez, os mais descolados, que não tiveram problemas em aceitar-se... pelo que entendi do pensamento dele
Ele se auto-define e define aqueles que são discretos e se passam por hétero, como é meu caso, como um homem que gosta e sente atração por homens.
Sendo assim fui atrás de pesquisar a origem, e também, a etimologia da palavra GAY, trasncrita a seguir.

Origem da Palavra
A etimologia aponta a origem da referida expressão inglesa no termo gai advinda do francês arcaico. A palavra preliminarmente era usada para designar uma pessoa expontânea, alegre, entusiasmente feliz, e pode ser encontrada nesse sentido em diversas literaturas americanas, sobretudo as anteriores a década de 20.
No entanto o significado preliminar da palavra gay mudou drasticamente nos EUA, vindo a assumir o contexto atual, que com a difusão da cultura americana, tem sido amplamente utilizada.
A palavra gay, já marcada pela conotação sexual, ao ser difundida pelos países lusófanos, era utilizada principalmente como pejorativa contra homens gays. Contudo, a utilização da palavra pelos próprios homossexuais referindo-se a si mesmos, fez com que a conotação negativa fosse amenizada. Em outras palavras, os homossexuais apropriaram-se da palavra, retirando-lhe assim a carga insultuosa.
Existem muitos sinônimos desta palavra no idioma português, no entanto o uso dessas palavras é desanconcelhado por serem consideradas de uso chulo e de fundo preconceituoso.
Fonte: www.glosk.com

Neste sábado, no programa Altas Horas, o transformista Adolfo Barroso, ou mais popularmente Rogéria contou de uma passagem em sua vida em que ela e um amigo assistia a um programa de TV, onde discutiam sobre a homossexualidade. Em certo momento apareceu um transexual reclamando do constrangimento de ser chamado pelo nome masculino em consultório médico... e ela dizia na TV : “Eu sou trans!”
Nisso o amigo dela disse: Ele é trans e você?
Ela: Eu sou homem!!!

Certas horas, acredito que, isso tudo causa, talvez, uma confusão tanto na nossa como na cabeça das pessoas que não conseguem compreender o homossexualismo.
Portanto, eu acredito que tudo depende da forma de como é dito, da entonação... e, principalmente, da forma do homossexual enxergar a si mesmo.

E você o que acha?

Beijo.

7 comentários:

Leo Carioca disse...

Oi, Kaká!
Olha, eu concordo com você no sentido de que a palavra vai ter um peso diferente dependendo do momento e da forma como é usada. Mas, como você disse, as outras palavras em Português usadas pra definir homossexual são todas tradicionalmente ofensivas. Você vê as 2 mais comuns (pelo menos, na maior parte do Brasil) são ´bicha` e ´viado`. E as 2 são ofensivas, né? Mesmo que a pessoa use uma dessas 2 palavras pra se dirigir a um homossexual, vai causar um certo impacto falando isso.
´Gay` já é bem mais bem aceito pela maioria das pessoas.
Mas a palavra que não cria mesmo nenhum problema é ´homossexual`. Essa nem tem como ser ofensiva. É a mais politicamente correta possível.rsrs
Mas, como a gente já viu, cada caso é um caso.
Beijão! A gente se fala!

complexo de anjo 2 disse...

OL� MEU QUERIDO.

Cara, to com saudades de vc.

Quanto a seu post, eu devo dizer que j� tive problemas at� com o meu amigo aqui de cima, o Leo Carioca por eu n�o aceitar de forma alguma o termo gay. Odeio, n�o aceito e parto pra porrada com quem me chamar assim. n�o vou vestir esse rotulo. posso at� pegar emprestado num caso de necessidade para os menos esclarecidos, mas sou HOMEM e n�o vou abrir mao disso, pois o fato de vc se deitar com outro homem, para a maioria das pessoas, faz com que vc perca essa personalidade e te p�e como um terceiro sexo... isso na� existe.

um grande beijo.

Anônimo disse...

Saudades de você!

Ass: Vi!!!

FOXX disse...

kaka,
agora me faço a pergunta,
pq um gay efeminado não é "um homem que gosta de homem"? ele deixou de ser homem? operaçao de mudança se sexo instantanea?

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Wireless, I hope you enjoy. The address is http://wireless-brasil.blogspot.com. A hug.

Anônimo disse...

Desculpe o comentário, mas eu só consigo ver uma pessoa reprimida e recalcada na pessoa de seu amigo. "Homem que gosta de homem". Nossa quanta repressão para aceitar um sentimento.
A vida é imensa e cheia de bifurcações e dificuldades, incluindo a sexual, mas tudo isso seria menos difícil se o ser humano não se fizesse de tal forma.
Homem que gosta de homem para mim é gay, homossexual ou outro termo científico.
Você se chamar de gay não quer dizer que você se põe em outro patamar maior ou menor. Se te incomoda a palavra, por você não gostar da fonética dela, tudo bem. Chame-se de homossexual.
Eu só acho que como você ainda está no processo de auto-aceitação, não fique cultivando esses pequenos preconceitos, como o do seu amigo, porque eles não vão te ajudar em nada.
Parece algo bobo e pequeno discutir sobre que palavra usar, mas isso cresce na mente da pessoa e dá sentidos diferentes ao viver. São os pedacinhos dessas reflexões que fazem diferença no ponto de vista de alguém e consequentemente na sua forma de viver.

Lucas Lucas disse...

A palavra gay tem amplo significado dentro da orientação e do gênero sexual. Não tem vínculo necessário com o sexo masculino ou feminino, nem identificação com a exclusividade, ou seja , a palavra gay engloba lésbicas, homossexuais, travestis, transformistas, bissexuais, ativos,passivos, drags, enfim tudo aquilo que se diferencia da estrita heterossexualidade...