terça-feira, janeiro 06, 2009

Incompreensão

Olá!

 

Uma coisa que eu não acho legal é a pessoa se fazer de vítima. Por isso, deixo claro que não é o caso. Não estou me fazendo de vítima.

Mas, em toda minha vida acho que fui incompreendido em muitos aspectos. Começando pela família. Meus irmãos, quando éramos crianças, não aceitavam a forma de eu demonstrar meu amor por eles. Eu adoro abraçar, beijar, fazer cafuné... e mesmo outras demonstrações como um cutucãozinho ao passar por perto... e por eu ser assim, eles viviam chamando minha mãe para chamar a minha atenção. Quantas e quantas vezes eu levei a fama de "atentado" por querer "brincar" com meus irmãos.

Um outro aspecto é: eu posso não ter minhas coisas impecavelmente organizadas, mas eu sei onde eu as guardei. Se some uma caneta da minha escravainha, por exemplo, e eu falo qualquer coisa ou então "fecho a cara", pra não falar o que não deve, sou tachado de ruim, faço questão por pouca coisa. Se eu quero assistir a um programa de TV e meu cunhado futebol, e eu "escamo", sou chato, sou ruim. Eu tenho que compreender a tudo e a todos.

Alguém me diz que eu devo ser sincero com ele, assim como ele quer ser comigo e que eu posso ficar à vontade para falar sobre o quiser com ele. Quando eu falo que acho um homem bonito, eu não mereço a sua amizade.

Isto, talvez, sejam exemplos banais da falta de compreensão dos outros para comigo.

Por fim, sou chamado de egocêntrico.

Ser "egocêntrico" é chamar a atenção de todos para si; o tal quer ser sempre o centro de todas as relações. Todo aquele que é "egocêntrico" é também "egoísta" que quer tudo para si. O "egocentrismo" é um comportamento que está contido no sistema do egoísta. O egoísta desconsidera e desvaloriza as razões alheias em proveito das suas e não quer reconhecer a igualdade entre os homens achando-se melhor, maior, mais digno, mais merecedor, etc.

Coisa que eu jamais fui. Se eu fosse egocêntrico eu não estaria como estou hoje, sem viver os meus reais sentimentos. Se estou assim é por pensar mais nos outros do que em mim mesmo.

Isto por um lapso de memória que tive. E por mais que eu me justificasse, não ia adiantar de nada. Pois, eu não teria como provar que estive atrás dessa pessoa dias e dias no msn, não poderia provar que eu tive problemas com a internet em minha casa, não teria como provar que lembro dela todos os dias e naquele dia alguma coisa me fez esquecer...

E, então, sou mal compreendido mais uma vez!
Segundo Oscar Wilde, "ser grande é ser incompreendido". Eu discordo plenamente. Me sinto pequeno a cada incompreensão.

Sinceramente, estou começando a acreditar que não tenho dom para ter amigos.

 

E, 2009 acaba de começar... bem mal!

 

Beijo

6 comentários:

Unknown disse...

Oi!

Poxa! Como me senti nessas palavras... É mais fácil, não querer ver, não querer entender, não querer fazer. Pra que compreender? Pra que te conhecer, se posso continuar na minha calma zona de tranquilidade. Ser diferente do restante do grupo o torna chato, mas quem disse que ser "o chato" é errado? Olha já abandonei a tempos a premissa de querer agradar à todos. Hoje quero agradar a mim e consequentemente, atraio pessoas que pessoas que pensam como eu. Se está certo não sei, só sei que definitivamente, não quero mais agradar a todos.

Beijão! =)

FOXX disse...

amigo, não acha q é mta preocupação com a opinião das outras pessoas?

Anônimo disse...

kaka, não se preocupa com outros demais não. Perde quem não aproveita você. Nãoé possivel agradar a todos ao mesmo tempo.Bjão.

Ahhh respondi o MEME desculpa o atraso estive viajando.

Anônimo disse...

Parece que você precisa ser íntimo e próximo de tudo e de todos, de tão carente que você é, e pior, você ainda cobra consideração para você de quem não tem precisa ter nada a ver com você. Oriente-se.

Anônimo disse...

O que acontece é que a vida é como aquele velho clichê: "não se pode agradar gregos e troianos".
Se você passar a sua existência tentando agradar a todos, tentando compreender todos, você vai acabar perdendo o foco dos que realmente importam para você.
Nunca você vai ser bom para todos, nunca você vai ser suficiente. Sempre você será criticado por alguém, portanto passe a agir de outra forma.
Escolha sua rota, escolha quem te importa e quem você quer ao teu lado e siga. Faça as pessoas te entenderem, porque só se adequar a elas não adianta. Relacionamento é algo bilateral, não pode partir apenas de um.
Dialogue, mesmo que leve o nome de chato. Diálogo é a base de qualquer relação. Na hora vc é o chato, mas depois quando as pessoas param e pensam elas passam a refletir e mais tarde a agir diferente.
você começou o ano com chateações, mas está com saúde? está vivo? empregado? inteligente? Então? O ano está ótimo!

Leo Carioca disse...

Bom, acho que tentar ser compreendido pelos outros raramente acaba bem. Principalmente por pessoas que têm uma visão muito distante da realidade quando olham pra gente.
Eu me refiro àquelas pessoas que, quando olham pra gente, enxergam tudo o que elas querem enxergar, menos o que a gente é realmente. Com certeza você já viu isso várias vezes, né? E acho que todos nós também vimos.
Então, desse tipo de pessoa não adianta você esperar que ela compreenda você, porque ela só enxerga o que ela quer enxergar, ela só entende o que ela quer entender... Se você tentar mudar isso, vai apenas perder o seu tempo.
Quando eu sou obrigado a conviver com uma pessoa muito assim, quando ela se aproxima, eu dou um jeito de sair pra fazer alguma outra coisa fora dali. Se der, eu saio e vou dar uma volta. Nem que eu volte 15 minutos depois, mas eu não tenho dúvida de que, nesses 15 minutos que me afastei, já evitei algum aborrecimento.
E é assim que funciona. Eu sei que isso vai contra uma série de idealizações que a maioria das pessoas tem, mas a forma da gente conviver em paz com certas pessoas, infelizmente, é se afastando delas sempre que for possível, e não esperando compreensão.
Compreensão a gente só tem de quem pensa de uma forma mais parecida com a da gente.
É isso aí. Abração!