sexta-feira, setembro 19, 2008

Solidão e a necessidade de conhecer alguém

Olá, amigos!

Desculpe pela ausência!

Acho que já deu pra perceber que quando não estou bem, me ausento, né? Não gosto de usar o blog apenas para lamentações. Só que não foi só por eu não estar bem que não atualizei, foi pela correria da vida também.

Agora estou melhor, mas ainda um pouco pra baixo.

O que me deixou depressivo foi um texto que o meu psicólogo passou para eu ler. O texto leva o título "Por que ainda estou só?". E nele, vi toda a minha vida. Tudo aquilo que faço e deixo de fazer. Fala da solidão, dos solitários e daqueles que querem encontrar alguém. Segundo o texto, pode ser confundido o conceito de solidão com quem está à procura de alguém, mas são coisas distintas. O sentimento de solidão pode vir mesmo quando estamos acompanhados, e é o querer que uma pessoa nos compreenda. Dessa forma, concluo que passo pelos dois: solidão e desejo de encontrar alguém. Porém, a solidão nos deixa desmotivados a encontrar alguém... não se tem vontade de sair e econtrar pessoas. Já a falta de uma pessoa com quem compartilhar a intimidade faz com deixe de gostar de si, restringe-se a auto-estima.
Estes sentimentos podem ter origem pelo cuidado que se tem com os pais. Sim! O "cuidar dos pais" acaba fazendo com o filho se sinta responsável por eles e se culpando, quando acontecer algo, por ter deixado os pais sozinhos para um encontro, por exemplo, onde os pais punem o afastamento do filho. E isto ainda é mais acentuado em filhos de pais separados.

Pelo menos agora eu entendo o que sinto. É a mistura desses dois sentimentos. E o grande problema é que, segundo o texto, para começar a modificar este "quadro", os solitários mesmo não estando animados a saírem e conhecer pessoas o devem fazer. É isto que meu psicólogo orienta, e é isto que eu não consigo fazer. Não tenho vontade de fazer. É como o texto diz: "Algumas pessoas sabe que precisam variar e sair de casa, mas acreditam que devem esperar um momento de inspiraão e aproveitá-lo." É isto que espero... embora o texto ainda dizer que "a inspiração é algo que virá depois que se tiver enfrentado as coisas."
Segundo a autora, para muitas pessoas "é mais confortável curtir os problemas do que sair e enfrentar o que requer um combate corajoso." Eu acredito que é realmente isto que acontece comigo. E, por não saber de onde tirar forças para mudar isso, fico mal, abatido... descrente de um futuro melhor.
Esta parte do texto que segue, é exatamente o que acontece comigo.
"Às vezes, para algumas pessoas, é extrmemante doloroso olhar para si e para o curso que sua vida tomou. Isso as constrange, porque estão presas a idéias que ditam o que se espera que as pessias estejam fazendo nessa ou naquela fase da vida.

Portanto, eu consigo enxergar o porquê de estar como estou, sei o que devo fazer... mas, e a coragem pra mudar o que precisa ser mudado?
Enfim, vou ter que descobrir de onde tirar força, coragem pra mudar o rumo de minha vida!


Mudando de assunto...
Quanto ao R. ficou nisso mesmo. Sobre este assunto não falamos mais, telefonei a ele semana passada, mas como eu estava no trabalho não tinha como comentar nada e ele também não tocou em nada!



Beijo

12 comentários:

Unknown disse...

Fala amigoo! Nem postou a imagem que te passei né! Vou cobrar, viu?!
Beijos!

Anônimo disse...

Achei um pouco de mim em seus texto e nas partes do texto que vc citou aqui. Só vejo uma pequena diferença: Às vezes a força me surge do nada e vejo que preciso mudar, e aí começo pelo mais simples até chegar ao mais difícil (coragem pra sair e se divertir e esquecer a solidão). Não sou forte, tenho minhas recaídas... mas já sei que não posso me entregar ao sofrimento. Pq ficando desse jeito nao conseguirei nada.
Cada caso é um caso, mas procure ser forte pra dar a volta por cima. Sozinho vc tb consegue! Quem mais depende de vc é você mesmo: Se ajude!

Bjs!!!

Leo disse...

Também sou muito solitário e sempre procurando alguém pra partilhar. Nessa, já me apaixonei perdidamente por pessoas com quem não tinha futuro, mas partilhava com elas minhas vida.
Entender o problema é importante, mas mudar é mesmo muito difícil. Não desanime. Não sei se sou o cara ideal pra falar sobre isso, mas diria pra você se esforçar em socializar. Mesmo que vocÊ não esteja animado. Mesmo que não seja sempre divertidíssimo. É sempre bom sair e se distrair. Aos poucos as coisas vão melhorando.
bjs

Anônimo disse...

Oi,

Também me identifiquei muito com tudo o q vc escreveu aqui,realmente o mudar é difícil, eu também estou tentando, a diferença é que eu tenho mais coragem de sair mesmo que sozinho e encarar um ambiente novo onde eu possa conhecer pessoas, não que seja fácil, mas eu tento.
Respire bem fundo, olhe para o espelho e diga pra você mesmo "Eu vou mudar, eu vou ser feliz"...Talvez se você for um pouco porra-louca , ligar o foda-se e tentar sair, mesmo que sozinho já que não há ningém que possa te acompanhar.Se você se mostrar sociável, as pessoas vão chegar a você, mesmo que você não consiga um companheiro, mas quem sabe um grande amigo(a) que possa te ajudar e te encorajar.Mas antes observe bem à sua volta, tente se sentir a vontade entre as outras pessoas.

Um grande abraço..
Obs: Espero um dia ve-lo on-line no msn..rsrsrs

Anônimo disse...

Oi,

Também me identifiquei muito com tudo o q vc escreveu aqui,realmente o mudar é difícil, eu também estou tentando, a diferença é que eu tenho mais coragem de sair mesmo que sozinho e encarar um ambiente novo onde eu possa conhecer pessoas, não que seja fácil, mas eu tento.
Respire bem fundo, olhe para o espelho e diga pra você mesmo "Eu vou mudar, eu vou ser feliz"...Talvez se você for um pouco porra-louca , ligar o foda-se e tentar sair, mesmo que sozinho já que não há ningém que possa te acompanhar.Se você se mostrar sociável, as pessoas vão chegar a você, mesmo que você não consiga um companheiro, mas quem sabe um grande amigo(a) que possa te ajudar e te encorajar.Mas antes observe bem à sua volta, tente se sentir a vontade entre as outras pessoas.

Um grande abraço..
Obs: Espero um dia ve-lo on-line no msn..rsrsrs

Anônimo disse...

Kaka, não se baseie totalmente no texto para entender você mesmo, mas sei muito bem o que você sente pois já passei por isso, e entendo o que se passa com você.

Beijo

Leo Carioca disse...

Oi, Kaká!
Bom, se você colocar qualquer situação problemática envolvendo uma mãe e um filho (ou filha) pra qualquer mulher maternal, ela vai dar a você uma resposta completamente irracional, parcial e tendenciosa, dizendo que a mãe sempre tá certa, não importa qual seja a situação.
O que eu quero dizer com isso é que você deve ter cuidado com quem vai se abrir na hora de falar sobre essa questão dos filhos se sentirem responsáveis pelos pais. Porque aos olhos de uma pessoa muito maternal (ou muito paternal, que seja) filho foi feito mesmo pra ser infinitamente inferior aos pais, por mais que os pais tejam errados, e tem que se submeter aos pais, também por mais que os pais tejam errados.
Então, se você for falar com uma pessoa assim sobre esse problema, não vai ajudar muito.
Quanto a sair de casa pra espairecer quando aparece um problema, geralmente ajuda sim. Mas você também não pode ver isso como uma fórmula mágica. Sinceramente, teve dias que eu saí de casa pra dar uma volta numa boa e voltei meio puto, porque alguém me atrapalhou de alguma forma na rua (isso geralmente acontece quando a gente vai a lugares com muuuuuita gente).
Então, a questão não é só sair pra algum lugar. Tem que ir prum lugar onde você saiba que vai descansar, que vai espairecer e tal.
Bom, espero ter ajudado.
Abração!

S.A.M disse...

E eu querido, que vivo prometendo mudar um monte de coisas, mas nem sempre faço!

Temos de continuar acreditando né?

Se cuida querido!

:D

Anônimo disse...

Olá, seu blog é muito interessante!
Gostei bastante deste post, e gostaria de perguntar se você não poderia postar o texto aqui. Tentei procurá-lo pelo título, mas não obtive sucesso.
Obrigado

BinhoSampa disse...

oi...nao deixe que isso se abate sobre vc e que venha o desânimo por trás de tudo isso... tem que reagir... sei que não é fácil...mas ao mesmo tempo nao pode viver nessa inércia... e só quem pode te ajudar nessa história é vc mesmo... o mais importante vc já entendeu..."tirar forças de dentro de vc"...é isso...

Força :-)

DAN' MARINE disse...

Oi, Kaka!!!

Pronto!!! Voltei, como prometido!!!
hehehe....

Gostei do teu texto tomei a liberdade de pegar o título pra eu ler na integra.

Um forte abraço.

Unknown disse...

Não postou mais... =(